terça-feira, 23 de setembro de 2014

Candidata Dilma e a retirada da Filosofia e Sociologia dos Curriculos

ATENÇÃO PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA.


VEJAM OS ARGUMENTOS DA PRESIDENTE DILMA EM ENTREVISTA
Ana Paula Araújo: Mas tinha uma meta de acabar com o analfabetismo, era uma promessa sua, do presidente Lula, de campanha, de erradicar o analfabetismo e ainda temos 13 milhões de analfabetos.
Dilma Rousseff: Minha querida, você não vai fazer três perguntas para mim, deixa eu acabar de responder, pelo amor de Deus, porque o debate é comigo, não é? Então, vamos embora. Olha lá, os dois anos, os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, de fato, não estão bons. Nós não conseguimos entrar na meta. Nos últimos anos do ensino fundamental, nos aproximamos. No ensino médio, não nos aproximamos. Nós temos esse diagnóstico do ensino médio. Tanto é assim que criamos o Pronatec. O Pronatec tem duas partes, uma parte é ensino técnico. Por que criar um ensino técnico? Porque o jovem do ensino médio, ele não pode ficar com 12 matérias, incluindo nas 12 matérias, filosofia e sociologia. Não tenho nada contra filosofia e sociologia, mas um currículo com 12 matérias não atrai um jovem. Então, nós temos que primeiro ter uma reforma nos currículos e isso não é algo trivial. O governo não faz isso por decreto, porque tem todos entes federados envolvidos.
Ana Paula Araújo: Mas em 12 anos, não foi possível, candidata?
Dilma Rousseff: Calma, nós melhoramos muito. Pega os dados. Se você quer discutir os dados, eu pego os dados.
Entrevista no bom dia Brasil,22/09/2014

SERÁ QUE NÓS VAMOS VOLTAR A DITADURA, QUE EM SEU PERÍODO DE TERROR RETIROU A FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DOS CURRÍCULOS ?
TER PESSOAS CADA VEZ MAIS PROPENSAS A NÃO PENSAR CRITICAMENTE E QUESTIONAR FATOS É O SEU OBJETIVO, POIS É MAIS FÁCIL MANIPULAR UM POVO DESTE MODO?

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

VAMOS A LUTA


Nosso repudio a desfaçatez do deputado Izalci Lucas Ferreira, do PSDB, que propôs  alterar os arts. 9, 35 e 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional. Uma das propostas do deputado do PSDB é eliminar a obrigatoriedade da Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias dos currículos escolar Brasileiro.
Já vimos esse filme antes, quando na ditadura militar foi retirada a Filosofia e Sociologia do currículo escolar, e a nossa sociedade caiu na inércia da ignorância.  

Que todos os profissionais de Filosofia e Sociologia ergam a bandeira de luta em defesa das conquistas históricas que foram alcançadas até hoje.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Voltamos aos tempos da ditadura


A obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio é resultado de intensos e longos embates. Até a década de 70, a sociologia e a filosofia integravam, como outras disciplinas quaisquer, o currículo escolar da educação brasileira. Com o advento da ditadura militar, ambos os componentes foram excluídos da grade curricular. A sociedade sofre, neste período, a maior alienação e degradação do nosso povo.

Posteriormente, depois de grande luta e uma árdua caminhada, em 2008, por meio da Lei No. 11.684 de 02 de junho de autoria do Deputado Federal Ribamar Alves (PSB-MA), e sancionada pelo então vice-presidente em exercício José Alencar, as disciplinas são novamente incluídas no currículo formal do ensino médio. A lei que institui a obrigatoriedade de tais disciplinas altera o artigo 36 da Lei No. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que, por sua vez, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
Depois de vencermos uma grande luta travada em meio a repressão do pensar, liberto estaria o homem social. Mas, agora aborda-se mais uma politicagem elitista para o enfrentamento e opressão do saber, OBSERVEM

PROJETO DO DEPUTADO IZALCY - PSDB-DF (gravem este nome)
ELIMINAR A OBRIGATORIEDADE DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE LEI No6.003, de 2013
Altera os arts. 9º, 35 e 36 da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional.
Autor: Deputado IZALCI
Relator: Deputado JOSÉ LINHARES
I–RELATÓRIO
O projeto de lei em epígrafe, do ilustre Deputado IZALCI, pretende alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), em seus artigos 9º, 35 e 36, visando a:
I- aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma seriada, em cada um dos três anos dessa etapa;
II–ampliar a carga horária mínima do ensino médio para três mil
horas; III–eliminar a obrigatoriedade de que Filosofia e Sociologia sejam tratadas como disciplinas obrigatórias dos currículo.