segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Voltamos aos tempos da ditadura


A obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do ensino médio é resultado de intensos e longos embates. Até a década de 70, a sociologia e a filosofia integravam, como outras disciplinas quaisquer, o currículo escolar da educação brasileira. Com o advento da ditadura militar, ambos os componentes foram excluídos da grade curricular. A sociedade sofre, neste período, a maior alienação e degradação do nosso povo.

Posteriormente, depois de grande luta e uma árdua caminhada, em 2008, por meio da Lei No. 11.684 de 02 de junho de autoria do Deputado Federal Ribamar Alves (PSB-MA), e sancionada pelo então vice-presidente em exercício José Alencar, as disciplinas são novamente incluídas no currículo formal do ensino médio. A lei que institui a obrigatoriedade de tais disciplinas altera o artigo 36 da Lei No. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que, por sua vez, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
Depois de vencermos uma grande luta travada em meio a repressão do pensar, liberto estaria o homem social. Mas, agora aborda-se mais uma politicagem elitista para o enfrentamento e opressão do saber, OBSERVEM

PROJETO DO DEPUTADO IZALCY - PSDB-DF (gravem este nome)
ELIMINAR A OBRIGATORIEDADE DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE LEI No6.003, de 2013
Altera os arts. 9º, 35 e 36 da Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional.
Autor: Deputado IZALCI
Relator: Deputado JOSÉ LINHARES
I–RELATÓRIO
O projeto de lei em epígrafe, do ilustre Deputado IZALCI, pretende alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), em seus artigos 9º, 35 e 36, visando a:
I- aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de forma seriada, em cada um dos três anos dessa etapa;
II–ampliar a carga horária mínima do ensino médio para três mil
horas; III–eliminar a obrigatoriedade de que Filosofia e Sociologia sejam tratadas como disciplinas obrigatórias dos currículo.